Marketing de Conteúdo

5 erros na produção de conteúdo que comprometem os resultados de sua empresa

É inegável que as pessoas sofrem quase que diariamente uma overdose de informações. Com apenas um toque na tela de sem smartphone, você terá a possibilidade de acessar uma verdadeira infinidade de informações, onde muitas delas não terão utilidade nenhuma para você.

No cenário em que vivemos atualmente, o tempo é escasso e as informações são muitas. Por isso, quando um leitor visita seu site, você deve valorizar o tempo dele com um material de qualidade. Neste ponto, você deve focar na produção de conteúdo. Durante o processo de produção de conteúdo, você deve ter em mente que seus leitores têm diversas opções de páginas para acessar, e ele irá escolher a que mais lhe agradar. Se o seu conteúdo não for agradável aos olhos do leitor, ele simplesmente sairá de seu site e visitará seu concorrente.

Erros na produção de conteúdo, que acabam com sua estratégia!

1 – Não ser direto e nem claro nas informações

Muitas pessoas têm em mente o pensamento de que quanto mais detalhes um texto possui, mais sofisticação e inteligência ele possui. No entanto, este pensamento está muito equivocado. Procure ir direto ao ponto, sendo claro e objetivo. Porém, se você quiser dar um toque de sofisticação em seu conteúdo, procure valorizar o tempo do leitor, tentando usar metáforas para ilustrar ideias abstratas ou histórias para explicar conceitos mais complicados. O ponto central aqui é a ideia de tornar seu conteúdo mais simples e ágil, mas passando da mesma forma a mensagem desejada.

2 – Otimizar em excesso o conteúdo em SEO, sem pensar no leitor!

Durante o processo de produção de conteúdo, é comum os produtores focarem apenas no Google. Isto é, eles criam seus textos pensando apenas em ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, e acabam esquecendo dos leitores. Procure primeiro focar em seu público, e depois otimizar o SEO de seus textos em cima disso.

3 – Não ter uma persona clara e bem definida

É de extrema importância saber para quem você está escrevendo. Caso contrário, o fruto do processo de produção de conteúdo fica muito amplo e genérico. Isso faz com que você não atinja ninguém da forma que esperava. Por isso, é fundamental você definir para quem determinado conteúdo será mais importante. Assim, você pode trabalhar em cima disso e produzir conteúdo exclusivamente para seu público.

Para te ajudar a selecionar este problema, procure pensar que você estará redigindo seu texto a apenas uma pessoa. Essa pessoa representará todo o seu público. Assim, fica mais fácil criar um material especifico para um certo segmento de leitores.

4 – Não contar com gente especializada para sua estratégia

Este é um ponto muito importante. Marketing de conteúdo pode ser feito por praticamente qualquer um. Porém, é necessário o conhecimento mínimo no processo como um todo, bem como na parte estratégica. Em muitos casos, contar com uma agência de conteúdo pode ser mais útil, barato e efetivo.

Em outros casos, ter um profissional internamente também pode ser uma excelente saída. Tudo depende de como é sua empresa e de quanta verba você dispõe.

5 – Focar no tamanho do texto e não na qualidade

O tamanho do texto é algo que conta muito na produção de conteúdo. Você não deve se preocupar tanto com o número de palavras de seu texto. Neste caso, quantidade nem sempre é qualidade. Textos enormes talvez sejam mais rasos que um pequeno texto de 500 palavras que passa de forma clara e objetiva o conteúdo ao leitor, por exemplo. No entanto, é importante tomar cuidado neste ponto. Procure mensurar o que você tem a passar com o número de palavras de seu texto de modo que fique balanceado.

Sempre foque na mensagem, na qualidade do conteúdo. Se você pensar em produzir um post mais denso, ele naturalmente será maior. Mas isso tem que ser natural!

Estas são algumas dicas que vão te ajudar a ter resultados melhores na produção de conteúdo de sua empresa. Lembre-se que o marketing de conteúdo, em sua essência, é um processo contínuo. Por isso, a produção de conteúdo tem de estar muito bem estruturada para que você consiga resultados de verdade!

Sandro Lenzi

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