Marketing de Conteúdo

Como usar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo

Utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para uma campanha de e-mail marketing de sucesso requer um planejamento com foco em apresentar soluções baseadas nas informações das necessidades do público-alvo que será atingido. É uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para captação de leads, mostrar novidades, enfim, o seu melhor conteúdo vai para o e-mail marketing.

Crie uma lista de contatos com público qualificado

Ao enviar os e-mails da campanha de marketing para o público que optou por se cadastrar no blog ou site, a estratégia ganha um grande potencial. São usuários que desejam ler sobre os assuntos que você trata e por isso o sucesso da campanha pode atingir patamares maiores que o esperado. Além disso, é possível obter um feedback rico em informações que podem ser utilizadas como estratégia para as próximas campanhas.

Desenvolva um assunto irresistível

A maioria das pessoas exclui os e-mails que não os interessam logo ao ler o assunto. É nesse ponto que vai entrar a questão da criatividade. Sabendo as necessidades do público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos que apresentem soluções e o título do conteúdo precisa ser um assunto irresistível para que o usuário abra o e-mail ao invés de descartá-lo com os outros. Essa estratégia fará o seu e-mail se destacar entre todos os outros.

Demonstre pessoalidade com o contato

Ninguém gosta de receber e-mails automáticos enviados por softwares robôs. Tudo isso demonstra impessoalidade e torna o contato muito mecânico. Para ter sucesso na campanha de e-mail marketing, seja pessoal. Chame o contato pelo nome, ainda no início, e mantenha uma linguagem simples e informal com um tom de conversa entre amigos até o final.  Use a segmentação da lista e prepare um caminho para esses e-mails. Por exemplo, se aquele contato abriu o e-mail, recebe o e-mail A. Se não abriu, recebe o e-mail B, que traz uma abordagem diferente no título e assim por diante, melhorando cada vez mais a experiência através do funil de vendas. Dessa forma, será possível transformar um contato, geralmente frio, em uma experiência calorosa e diferenciada.

Dê um aperitivo sobre o assunto do conteúdo

A real intenção do e-mail marketing é convencer o usuário a visitar a página de destino para geração de resultados de acordo com o objetivo proposto no funil de vendas. Pensando nisso, faça um resumo do conteúdo de forma que desperte a curiosidade para continuar a leitura. Dê a ele um pequeno aperitivo do que pode ler ao visitar a sua página e estimule o acesso ao site, levando para outros conteúdos e estimulando o download de materiais.

Solicite a visita ao site ou blog para ler o conteúdo na íntegra

É preciso finalizar cada ação com um pedido, um call-to-action.  Caso contrário ele se dispersa e abandona o e-mail. Seja criativo ao solicitar que visite a página de destino, por exemplo. Nesse texto do site, chame o compartilhamento, os comentários.

Cuidado com a frequência de e-mails enviados

A maioria das pessoas tem problemas com empresas que entopem a caixa de entrada com e-mails, muitas vezes, irrelevantes. Tornam-se irritantes e perdem a credibilidade (spam). Ajuste a frequência ideal para seu público. O usuário entenderá que o seu e-mail é valioso em meio a tanto lixo eletrônico e avaliará antes de excluí-lo.

Não esqueça que a estratégia de e-mail marketing não funciona sozinha. O conteúdo deve ser realmente interessante para quem deseja ler e aliado a toda construção da estratégia do funil de vendas. Se não é apenas mais uma newsletter.

 

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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