Marketing de Conteúdo

10 perguntas sobre Negócios Digitais para: Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha - Acelerador Digital

por Rafael Rez

O currículo do Pedro Quintanilha fala por si só: Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora; Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM.

Ele é um dos 10 GVs mentoreados pelo Flávio Augusto, do Geração de Valor. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Conheci o Pedro há alguns anos na 1ª edição do Afiliados Brasil, e a boa conversa chamou a atenção logo de cara.

Ano passado palestrei no evento do Acelerador Digital, o curso de empreendedorismo e negócios digitais criado por ele para orientar as pessoas interessadas em gerar valor através de negócios digitais. Nesta entrevista, falamos um pouco mais sobre o assunto:

1) Fale um pouco sobre você: como você começou a carreira até chegar ao mundo dos Negócios Digitais?

Eu venho de uma família de comerciantes, do interior do Rio de Janeiro, e, sinceramente, não pensava em empreender. Ouvia sempre minha mãe dizer que “não queria filho roçando umbigo atrás de balcão de loja”, que desejava algo mais seguro e estável do que a vida de ter um próprio negócio. Não sabia muito bem o que iria fazer na faculdade, como todo garoto de 17 anos que acaba de sair do ensino médio.

Consegui um emprego na prefeitura da minha cidade e resolvi fazer faculdade de sistemas de informação por gostar de informática. Desisti desse curso um ano depois e fui fazer “Administração com Ênfase em Marketing”. Como administração é um curso amplo, acaba sendo perfeito para quem não sabe muito bem para onde ir. Foi estudando a fundo gestão que me encontrei na Consultoria.

Descobri este mundo (da consultoria) ainda na faculdade e enxerguei as possibilidades de trabalhar por projetos, e com uma flexibilidade que não via em outros tipos de serviços. Livre da rotina cansativa e medíocre que vivia naquele emprego que estava na época… Busquei driblar a inexperiência com atividades na empresa júnior da faculdade e me engajar em projetos de consultoria e estágios.

Ainda nessa época, conheci, através de um amigo, as historias de um empreendedor que me inspiraram muito.

Mais a frente, fui fazer um curso na cidade do Rio de Janeiro, e lá me deparei com a realidade do mercado digital. Descobri o modelo de negócios de compras coletivas (um pouco antes daquela onda de sites de compras coletivas invadir o Brasil) e vim fazer um em minha cidade. O site fracassou, mas o projeto serviu como um impulsionador para entender mais sobre o mercado digital. Busquei me especializar nessa área e decidi que iria trabalhar com consultoria na área de marketing digital.

Mais ou menos nessa data, assisti o primeiro vídeo do Geração de Valor, e nesse vídeo, aquele empreendedor que me inspirava começou a falar sobre a base do empreendedorismo: a mentalidade empreendedora. Foi aí que registrei o domínio www.mentalidadeempreendedora.com.br (que hoje é minha empresa).

Em paralelo, passei a fazer parte de alguns projetos digitais primeiro comecei vendendo anúncios para um guia local, usava os conhecimentos recém aprendidos como argumentos de vendas, depois me engajei em um projeto de classificados de empregos, onde tive o que considero o meu primeiro grande caso de sucesso.

Conseguimos empregar 782 pessoas na cidade de Cabo Frio, através de links entre empresas e pessoas que precisavam de emprego, sem onerar os cofres públicos. Mais do que um simples classificado, esse sistema ficava sediado na Secretaria de Assistência Social da cidade e isso levava oportunidade para as pessoas que mais precisavam: cidadãos em área de vulnerabilidade. Mais de 2 pessoas empregadas em Cabo Frio por dia só usando estratégias de marketing digital! Infelizmente o projeto terminou para variar por questões políticas.

Isso não me desanimou… Fui convidado para iniciar com outras 2 pessoas uma startup nessa área de classificados segmentados e guias, e enquanto a startup estava no processo de desenvolvimento do produto e ganho de escala, comecei a prestar consultoria para pequenos negócios em minha cidade.

Nessa época, lembro que me dediquei durante um ano fazendo cursos específicos para me qualificar e me tornar especialista nessa área aliando conhecimento e prática. Comecei a ter um bom problema: ter mais clientes do que podia atender. Então, ou eu abria uma agência ou uma empresa de consultoria. Nesse momento, encontrei o mercado dos infoprodutos.

Compilei meus conhecimentos em um produto digital, chamado Marketing Digital na Prática, onde ensinava boas práticas de Marketing Digital para pequenos empresários e profissionais liberais e pouco tempo. Depois iniciei um blog para divulgar conhecimento sobre marketing e empreendedorismo digital e comecei a monetizar esse blog com estratégias de marketing de afiliados divulgando infoprodutos de terceiros.

Esse blog cresceu e se tornou minha empresa, que aliada aos serviços de consultoria de alto ticket, e aos infoprodutos, foi completando aos poucos os lados do que chamo de o Quadrado da Lucratividade (uma teoria que tenho que você pode conhecer mais aqui). Fiz também pós graduação em Marketing e Design Digital, de onde surgiu, como projeto final, o que hoje é o método do Acelerador Digital.

2) Qual a sua missão como empreendedor?

Minha missão de vida é ajudar pessoas a projetarem suas vidas, desenvolver seus negócios e fazer a diferença no mundo. Sonho em levar a mentalidade empreendedora para 20% da população do mundo.

3) Se você pudesse apostar como o mundo seria daqui 5 anos, no que você apostaria?

Acredito que vivemos momentos cíclicos, e que muitas coisas se repetem. Também acredito que estamos evoluindo, e não em decadência como a mídia tenta nos empurrar goela baixo. Partindo desse princípio, daqui 5 anos, acredito que estaremos bem melhores do que estamos hoje. Isso tendo em vista a evolução tecnológica, “exponencialização” do conhecimento e crescimento da biomedicina, inteligência artificial e energias renováveis.

4) Qual a maior lição que o Marketing Digital te ensinou?

Que ouvir é mais importante do que falar, e que fazer fala mais alto do que qualquer discurso bonito.

5) Você sempre enfatiza a importância de ter um Mentor, um orientador para alcançar o sucesso com mais segurança. Quem são os seus Mentores?

Flávio Augusto, do Geração de Valor; e Davison Carvalho, empresário que atua aqui na minha cidade e que hoje é diretor comercial de uma das empresas do Flávio, o meusucesso.com. Ele trabalha há mais de 13 anos com o Flávio. Seguimos a mesma visão e busco estar alinhado em tudo com eles.

6) O que é o seu programa Acelerador Digital?

É um programa de treinamento online, onde ajudo pessoas que desejam começar um negócio na internet e empresários que já possuem um negócio a inovar e acelerarem seus resultados usando a internet para isso.

Através de um processo que possui 4 etapas principais, Mentalidade, Planejamento, Validação e Venda, vou passando por cada parte desde a ideia até à execução, ajudando as pessoas a construírem negócios digitais com base sólida e científica. Usando ferramentas e estratégias testadas e validadas nas maiores escolas de negócio do mundo como Harvard, Stanford, MIT.

Cronograma-AD

7) E quem são as pessoas que você tem orientado?

São basicamente 4 perfis que encontro em meus treinamentos:

1 – Aspirante a empreendedor, ele deseja começar um negocio mas não sabe muito bem como nem sabe muito bem o que. Nós ajudamos ele a começar certo.

2 – Empresário, que vê oportunidade no mercado digital, mas que não sabe por onde começar, nem muito bem como inovar ou lucra mais com seus negócios.

Nós mostramos as possibilidades do mercado e damos direção para ele vender mais e lucrar com seus produtos e serviços. Também o ajudamos a desenvolver novos produtos e serviços e alcançar a escala.

3 – Profissional Liberal, que tem conhecimentos e habilidades específicas. Pode ser um consultor, coach, personal trainer, advogado, arquiteto. Geralmente, esse profissional não consegue escalar a hora, e acaba sendo escravo do próprio tempo.

Nós ajudamos esse profissional a criar seu produto ou aumentar o ticket dos seus serviços. Como resultado, ele deixa de ser escravo do seu tempo para ser senhor dele.

4 – Quem quer Ganhar Dinheiro na Internet como Afiliado. Normalmente esse é o que mais sofre, ele está doido para ganhar um dinheiro rápido, mas normalmente não está disposto a pagar o preço necessário para isso. Dizemos a ele que precisa mudar a mentalidade antes, porque o real problema dele não ganhar ou não ganhar dinheiro é a falta de visão de negócio.

Para esse perfil, nós fornecemos a visão e mostramos que ganhar dinheiro é uma consequência de um trabalho inteligente, bem feito, com dedicação e foco.

8) Então você acredita que, desde que a pessoa não esteja buscando resultados imediatos e sucesso instantâneo, é possível construir uma carreira sólida com um Negócio Digital?

Óbvio! Olhe para o Google, Facebook, Apple, Microsoft… todos são negócios digitais. Falando de brasileiras, temos o Mercado Livre, administradores.com, meusucesso.com, Buscapé, Resultados Digitais, Rock Content, Hotmart, We do Logos… também são todos negócios digitais.

9) Se você pudesse dar três conselhos para as pessoas obterem sucesso com Negócios Digitais, quais seriam?

1 – Se você conhece alguém que já teve resultados naquilo que você está buscando ter, procure estar perto dela. Isso vai te economizar anos de erros e vai acelerar seu processo de sucesso.

2 – Sonhe grande, porque sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande.

3 – Tenha foco na execução. Assim que escolher um caminho, vá até o fim.

4 – Não saia de um projeto quando estiver fracassando, saia quando estiver por cima, é muito fácil desistir quando estamos fracassando. Normalmente a hora de desistir ou de mudar de um projeto, é quando estamos vencendo e não fracassando.

10) Algum recado final?

Viva a vida intensamente, aproveite o presente, mas não abra mão de construir um futuro melhor para você, para sua família e para nossa sociedade. Valorize mais as pessoas do que as coisas e não abra mão de buscar ser o melhor em tudo que for fazer. Ser e fazer. Essa ordem não vai mudar.

Para finalizar, uma frase que você gosta:

“Seu Destino Pode Mudar, Basta Mudar Sua Mente.”

Se você quer saber mais sobre o trabalho do Pedro Quintanilha, acompanhe a série de vídeos do Acelerador Digital que ele criou para ensinar empreendedores digitais a empreender com segurança.

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Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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