Marketing de Conteúdo

Por que produzir conteúdo é tão importante?

Você já ouviu tanto que o segredo para ter sucesso em um negócio na internet é escrever bons conteúdos e se comprometer a publicá-los com uma frequência relevante para o seu público-alvo. E, se estiver engajado em uma estratégia de inbound marketing, o conteúdo funcionará  como um impulsionador de conversões para a sua empresa.

O Google muda constantemente o seu algoritmo e cada vez mais os conteúdos bons ganham relevância e posicionamento resultados de pesquisas. Junto com SEO, essa estratégia é resultado da briga pela atenção do consumidor online. Daí surge a necessidade de trabalhar as palavras-chaves em um contexto.

Conteúdo promove conhecimento

Ter apenas um bom conteúdo não é garantia de que suas vendas aumentarão, mas dá acesso a um mundo de novas oportunidades. O conteúdo deve corresponder às expectativas do público e mesmo que não seja bem o que o usuário esperava, se for relevante, acrescentar algo realmente importante. A informação contida educará o visitante da página que agregará confiança.

Um bom conteúdo de um site ou blog deve ter um caráter educativo e resolver um problema do usuário. Dessa forma o site ganha a confiança de um visitante para voltar e se tornar um lead de qualidade para o negócio.

O Marketing de Conteúdo funciona porque não é apenas um apelo à compra, mas oferece uma oportunidade para o usuário, com informação sobre o negócio. Usar esse conteúdo nas etapas de inbound marketing é garantia de mais leads.

Bons conteúdos atraem visitantes para a sua página

Atrair visitantes para seu site ou blog será mais fácil se você fizer um conteúdo que, além de útil, proporcione uma leitura muito interessante. O conteúdo de qualidade é o que mantém qualquer estratégia de inbound marketing funcionando.

Produzir conteúdo só dá certo quando se conhece o negócio, o público-alvo, as necessidades do mercado e força a empresa e o especialista a correr atrás de atualização constante.

Mais engajamento em Mídias sociais

Criar valor que vai além das promessas da marca é a razão principal pelo que está relacionado o uso de mídias sociais como uma forma de marketing eficiente. Sem um conteúdo interessante, é muito difícil criar uma boa audiência, ter seguidores e fazer com que as pessoas realmente interajam com a marca.

Criar vídeos interessantes, post para blogs, fotografias e imagens, gráficos e infográficos ou qualquer tipo de informação que realmente seja relevante para o seu público-alvo, será compartilhado facilmente pelas redes sociais, como Twitter ou Facebook, e se tornará particularmente valioso.

Aumenta a taxa de conversão de visitantes em leads

A finalidade do conteúdo é atrair pessoas com uma tendência a ter interesse naquele conteúdo específico. Caso elas não comprem agora, podem indicar a página para alguém que compre, ou simplesmente endossar seu conteúdo, que já é muito positivo para a geração de novos leads.

Oferecer conteúdo de qualidade ao seu público-alvo permite que você mostre mais do que a propaganda do seu produto ou serviço. Agrega valor à sua marca, cria relacionamento entre empresa e cliente, além de abrir portas para a geração de novos negócios e captação de leads qualificados.

Ajuda a aumentar a taxa de conversão de vendas de um site

O conteúdo é parte fundamental da estratégia que irá aumentar sua autoridade online e consequentemente gerar mais vendas para seu negócio. Através do conteúdo, é possível diluir dúvidas e rejeições sobre um produto, fornecendo informação.

Não perca o foco da venda. O conteúdo será a principal ferramenta para conduzir um lead ao funil de conversão para, enfim, realizar o objetivo principal.

 

 

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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