Marketing de Conteúdo

Como atrair tráfego qualificado para o seu site

Uma das dificuldades mais enfrentadas por um empresário é a falta de tráfego qualificado para o seu site ou blog. Muitos Fóruns adotam esse tema como motivo de debate, mas a verdade é que existem algumas opções muito discutidas, porém pouco utilizadas ou praticadas de forma incorreta, colocando em cheque a credibilidade dessas estratégias.

Você sabe o que é Tráfego Qualificado?

Parece óbvio, mas, muitos negócios derrapam numa questão primária: atrair pessoas realmente interessadas no produto ou serviço oferecido pela determinada empresa. A esse grupo de pessoas, que são clientes em potencial da sua marca, chamamos de “Tráfego Qualificado”. Estar atento em refinar o seu público, com ações certeiras para essas pessoas, pode ser a chave para alavancar vendas, melhorar a produtividade, otimizar o tempo e evitar muitas dores de cabeça.

A lógica é bem simples: uma pessoa, com o desejo de adquirir algo, quase sempre segue um ritual nos buscadores mais famosos da atualidade – o Google ainda é soberano nessas buscas, porém, ainda podemos destacar a participação significativa do Yahoo e Bing. O Marketing Digital possibilita inúmeras ferramentas, algumas gratuitas, para colocar o seu produto em destaque, indo ao encontro dessa massa que deseja aquilo que você tem a oferecer.

Você quer atrair Tráfego Qualificado para o seu site?

Quer estar entre os primeiros? Quer potencializar os seus resultados com clientes dispostos a comprarem aquilo que você vende? Não é mágica nem milagre, mas nós podemos dar uma forcinha nessa tarefa. Conheça as táticas para entender melhor o processo e atrair tráfego qualificado para o seu negócio na internet.

Leads qualificados: Saiba como atraí-los para o seu site ou blog

A sobrevivência de um site ou blog é determinada pela taxa de visitas que ele recebe, mas o sucesso vai depender da qualidade do tráfego que está sendo gerado. Aprenda a utilizar essas ferramentas de Marketing Digital no seu negócio.

SEM (Search Engine Marketing)

O SEM é uma estratégia de Marketing Digital que engloba o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) e a compra de Links Patrocinados. Atualmente, essas representam as formas mais utilizadas, com o melhor retorno para um negócio na Internet. Os dois formatos funcionam muito bem e podem ser trabalhados de forma separada, porém, quando ambos são planejados para uma aplicação em conjunto, o resultado pode ser surpreendente.
Realizar um trabalho de SEO pode tornar a página encontrável através de uma otimização para sites de buscas, sem a necessidade de investimentos na compra de visitas, mas os resultados podem demorar um pouco a aparecerem. Já os Links Patrocinados exigem um investimento financeiro, através do Google Adwords, por exemplo, para ajudar a trazer resultados rápidos e de forma segmentada. Uma estratégia complementa a outra para atrair um tráfego mais qualificado para o seu negócio.

Links Patrocinados

Google Adwords, Faceads, Linkedin Ads, são alguns dos exemplos de ferramentas que as empresas oferecem para você planejar uma campanha de publicidade para o seu negócio na Internet. Esse formato apresenta resultados rápidos por divulgarem o seu produto ou serviço para um público selecionado de acordo com perfis e preferências registradas por sua navegação ou pesquisas.
É uma ótima opção capaz de atrair leads qualificados de forma rápida e intensa. Em contrapartida, o fator financeiro pode pesar na hora de lançar mão dessa estratégia. Daí a necessidade de um bom Plano de Marketing, com todas as variáveis muito claras e um orçamento bem delimitado. Avaliar o custo x benefício ainda é o caminho mais seguro para gastar menos e ter um retorno satisfatório a partir da sua aquisição.

SEO (Search Engine Optimization)

Enquanto os Links Patrocinados fazem o trabalho para atrair mais tráfego qualificado para o seu site ou blog, as estratégias de SEO devem ser desenvolvidas para trabalharem em conjunto. Nesse formato, o trabalho é maior e os resultados são mais demorados, mas os benefícios são compensatórios. A médio prazo, é possível manter o equilíbrio e a diminuição dos investimentos financeiros, de acordo com a evolução dos resultados apresentados pelo SEO aplicado.
A estratégia consiste em otimizar o site ou blog para ser encontrado mais facilmente e de forma orgânica, quando um usuário fizer pesquisas relacionadas ao seu negócio, em sites de busca.

Dicas práticas:

– Presença constante em Mídias Sociais
– Aprimoramento dos processos de funil de conversão, que visa a atração, captura e conversão de um lead em consumidor, através do Marketing de Conteúdo e Linkbuildings.
– Organização da estrutura das informações que permitam uma boa aparência e melhor navegabilidade das páginas e entre outras ferramentas que podem ser utilizadas para atrair um público mais selecionado.
É importante lembrar que são muitas as atividades a serem executadas e isso pode tirar o foco principal do que realmente gera recursos para o seu negócio. O recomendável é que você tenha o auxílio de uma Agência ou equipe especializada em Marketing Digital para gerenciar as demandas desses serviços. Com profissionais capacitados os resultados podem ser ainda melhores e mais rápidos.

Quer entender um pouco mais sobre as maravilhas de direcionar os seus esforços para um público refinado, um lead verdadeiramente qualificado? Não perca tempo, clique aqui e confira dicas valiosas para seu negócio despontar.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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