Marketing de Conteúdo

Marketing Digital e o novo perfil do Consumidor Digital

Criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade de uma marca. O Marketing Digital desponta como um conjunto de ferramentas, que são executadas online, com o objetivo de potencializar resultados.

O alcance das ferramentas digitais e as constantes inovações tecnológicas possibilitaram o cruzamento de informações complexas, que revelaram um novo perfil dos compradores online. Quem é o seu público alvo? Para quem você está vendendo? Como você oferece o seu produto no mercado? São apenas algumas perguntas que o Marketing Digital pode responder, gerando resultados significativos e uma audiência qualificada e fiel.

O comportamento do consumidor na internet

O Consumo online é uma tendência que veio para ficar. Os constantes avanços tecnológicos, o acesso móvel, os aplicativos, a inclusão digital e o crescimento da Internet, são fatores que tendem a fortalecer essa modalidade de compra.

As pessoas buscam comodidade, segurança, bons produtos, preço e marcas preocupadas com a satisfação do cliente. O consumidor levou o desejo de ser bem atendido nas lojas físicas, para o universo digital.

Compras na rede: um lugar para todas as tribos

Com o passar do tempo, o receio de comprar pela internet foi ficando de lado. O brasileiro é um verdadeiro entusiasta deste tipo de modalidade de consumo. Nem mesmo a famigerada crise diminuiu a ascensão vertiginosa do e-commerce no país, pelo contrário: o cenário digital ganhou ares de celeiro de oportunidades, concentrando bons resultados em vendas nos últimos tempos.

Segundo dados da Ebit Buscapé, houve um crescimento de 3% no volume de pedidos, em 2015. Com isso, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3%, se comparado ao registrado em 2014.

A Internet deixou de ser uma ferramenta voltada para o público adolescente ou jovem. A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor, muito mais heterogêneo e, com um forte comportamento de pesquisa – pessoas muito mais atentas aos atributos de um produto ou serviço e na experiência de outros usuários que adquiriram o bem.

A vez do mobile commerce

Uma pesquisa do Instituto Nielsen revelou que os brasileiros, de todas as classes, preferem o wi-fi para se conectar à Internet. Dentre os motivos estão o baixo custo e a mobilidade encontrada para se conectar. Esses dados vem ao encontro de um outro número significativo: quase 80 milhões de usuários de smartphones do país.

Com a preferência pelos dispositivos móveis,é importante que as empresas invistam em sites cada vez mais amigáveis, ou seja, responsivos a todos os tipos de plataformas. Isso potencializa a chance de compra e melhora a experiência do usuário.

Se o seu comprador em potencial está na Internet, utilizando celulares ou tablets, identifique estratégias e meios para conversar diretamente com ele, a partir deste cenário e contexto. Uma mensagem assertiva, convincente e própria para cada mídia utilizada na hora de oferecer um produto ou serviço.

Qual é o perfil do consumidor Online

Pessoas exigentes, criteriosas e com acesso infinito às informações sobre qualquer produto ou serviço. O consumidor online, quando satisfeito com a experiência digital, torna-se um divulgador da marca. Ele indica e defende o produto para familiares e amigos. O contrário também ocorre – em caso de uma decepção com a compra, o cliente pode maximizar a sua insatisfação na rede.

* As mulheres dominam o mercado de compras online

* As classes A e B são predominantes no consumo online, com uma faixa etária de 14 a 34 anos.

*62 % dos compradores online buscam indicações nas Redes Sociais e sites de Buscas antes de comprar

*83% dos usuários que procuram informações confiam na opinião dos outros consumidores

Fonte – Pesquisa realizada pelo Google na América Latina

Como converter vendas para lojas virtuais?

Ao avaliar o novo perfil do comprador online, fica clara a necessidade de estimular esse consumo de maneira atrativa, inteligente e eficaz. O processo de persuasão deve fomentar o interesse em determinado produto ou serviço. Gerar o desejo, induzir à necessidade e trabalhar em cima de sonhos e dores da sua audiência.

O Marketing de Conteúdo vai ao encontro das necessidades de mercado, de estimular o consumo de maneira subjetiva, emocional e assertiva. Cada vez mais os consumidores online buscam informações que embases e assegurem que aquela compra será algo positivo, o que reforça uma grande tendência de Blogs e sites informativos com conteúdo personalizado para o público alvo – uma maneira de se conectar com as dúvidas, anseios, receios e desconfianças dessas pessoas e, a partir desse bom relacionamento, a possibilidade de “encantá-lo” e fazê-lo avançar nas etapas do funil de compra.

E você? Está preparado para falar diretamente com esse novo perfil de comprador online? Você sabe exatamente para quem deve direcionar o seu conteúdo, para que ele seja capaz de converter mais vendas?

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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