Marketing de Conteúdo

Transforme o SEO em estratégia de resultados

Quem não é visto não é lembrado. Esta máxima antiga pode ser aplicada nos mais diversos contextos, inclusive no Marketing Digital e suas múltiplas ferramentas e aplicabilidades. Todos os dias, milhares de sites surgem no mercado, com uma gama de conteúdos, propostas e finalidades distintas. A questão que se coloca: como se destacar em meio à multidão? Como alavancar resultados e ganhar a preferência dos usuários? O SEO pode ser a chave para levá-lo para “as cabeças” e gerar a visibilidade que você tanto espera e precisa para vender mais e consolidar a sua marca.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, o famoso SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que visam melhorar a visibilidade da marca e o tráfego de visitantes de forma orgânica. Uma ação multidisciplinar que abrange um trabalho minucioso de estruturação para deixar um site mais amigável para os buscadores, tais como Google, Bing e Yahoo. Através de palavras-chaves e Tags selecionadas estrategicamente, dentro do próprio conteúdo criado é possível gerar um alcance orgânico considerável. Através da arquitetura da informação e a utilização de códigos adequados é possível aumentar o volume de buscas – essa otimização do site impacta positivamente nos seus resultados.

Você sabe o que são Resultados orgânicos ou buscas naturais?

O sonho de consumo de todas as empresas e geradores dos mais diversos tipos de conteúdos: ampliar o alcance da mensagem ou post sem que seja preciso, por exemplo: patrocinar um link ou investir em mídias, com o chamado “Alcance Pago”. Uma busca orgânica ou busca natural é o resultado de esforços que visam levar um visitante a um determinado conteúdo baseado apenas na relevância de uma palavra-chave em uma página de um site. O SEO melhora a posição nas pesquisas, priorizando o seu conteúdo, tornando-a melhor indexada pelos mecanismos de busca.

A busca orgânica e o processo de compra

Conquistar a confiança do consumidor é primordial para estabelecer uma boa relação entre as partes envolvidas neste processo. O cenário atual revela que, marcas que se aproximam do público-alvo e fortalecem este elo, tendem a atingir melhores resultados e converter mais vendas.

Criar conteúdos revelantes, que respondam dúvidas, que atuem diretamente nas dores dos consumidores é determinante no processo de fidelizar essa audiência. Aquilo que chamamos de “criar necessidades”, “criar desejos”, “criar um estilo de vida”, que vai muito além da venda impositiva. É preciso produzir informações, respostas e, acima de tudo, fazer isso de maneira estratégica para atingir o resultado desejado.

Quando uma pessoa sente necessidade de um produto ou serviço, invariavelmente ela faz uso de um recurso muito comum dos chamados “Tempos Modernos”: as pesquisas nos buscadores. O Google é o preferido na hora de pesquisar termos do tipo “O que é?”; “Para que serve”; “como usar”; “onde encontrar”, dentre tantos outros questionamentos. Ao digitar a dúvida, o buscador lista uma série de resultados sobre o item desejado – essas primeiras páginas listadas são fruto dos esforços e estratégias de SEO.

É interessante avaliar que, dentro do ponto de vista da percepção do usuário, esses primeiros resultados indicam “as melhores empresas” no contexto pesquisado, é o que revela um estudo do IBOPE: “36% das pessoas acreditam que a empresa que aparece em primeiro lugar no Google, na busca orgânica, é a empresa líder daquele segmento””. Um outro dado considerável é o fato de alguns estudos sobre comportamento do consumidor digital revelarem que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, de alguma maneira, pelas buscas no Google.

Dentre todas as variáveis que podem levar um negócio ao sucesso, aparecer nas buscas orgânicas deve ser considerada como uma das mais significativas, seja para e-commerce, com as lojas virtuais ou qualquer outro tipo de negócio que necessite do aporte da internet para escalar. Afinal, este posicionamento é uma premissa importante para estar mais perto de clientes em potencial, gerando uma cadeia cíclica que une todas as partes deste processo.

Otimizar para converter: o SEO no centro dos resultados

Uma verdadeira força-tarefa entre produtores de conteúdos relevantes, apoiados em buscas das palavas-chave mais procuradas somados aos esforços dos profissionais de SEO para criarem códigos (nos bastidores de um site), que serão transformados em Urls amigáveis, gerando o que chamamos de conteúdo otimizado, responsável por aumentar das taxas de conversão de maneira gradativa e consistente.

A satisfação do usuário gera a venda, ainda que numa esfera de longo prazo. Contudo, para que isto ocorra de maneira eficaz é preciso uma visão macro acerca do que foi desenvolvido para este fim, inclusive em fatores ligados à experiência deste usuário, tais como: navegabilidade, usabilidade, relevância e fluidez no conteúdo.

E para você que deseja aprender como como usar as técnicas de SEO dentro do conteúdo, produzir conteúdo épico da forma que o Google precisa e como conseguir aumentar a reputação do site usando conteúdo. Não deixe de aproveitar esta oportunidade: CURSO DE CONTEÚDO PARA SEO, com Rafael Rez.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Assista à série Marketing Hacks!

Comentar

Patrocinadores

Web EstratégicaNova Escola de MarketingMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce


Receba nosso melhor conteúdo no seu e-mail! | Inscreva-se:

x

Marketing focado
em resultados!

Receba o melhor conteúdo de marketing no seu e-mail toda semana: