Marketing de Conteúdo

O que é Marketing – conceito e definições

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o Cliente Prospect até o ex-Cliente, incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento. O objetivo do marketing é entender tão bem o cliente, que ele se torne cliente de uma empresa e nunca deixe e sê-lo.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o Planejamento até o Relacionamento com os clientes.

Em muitas empresas, a área de Vendas responde as necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com o clientes. Em outras empresas, a área de Marketing da suporte a área de Vendas, atuando nos processos de suporte para as atividades comerciais.

Por isso, hoje existem diferentes perfis de Marketing, como o Marketing Orientado a Vendas, o Marketing Orientado a Relacionamento e o Marketing Orientado a Marca (ênfase em Branding).

Definições de Marketing

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa.”
Chartered Institute of Marketing

“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.”
Raimar Richers

Posicionamento: a palavra que resume o marketing.

Pela primeira vez na historia, é possível ouvir a voz do consumidor sem ser estimulado. A opinião nua e crua, autentica, legitima e sincera.

O cara de marketing é quem mais entende de cliente na empresa. Ele é o evangelizador do cliente para toda a empresa.

1a. Era do Marketing: orientado a produto (até 1945)
2a. Era do Marketing: orientado a venda (pós-guerra)
3a. Era do Marketing: orientado a relacionamento (pós-1980)
4a. Era do Marketing: orientado para a responsabilidade social (século XXI)

Fonte: http://www.rafaelrez.com/marketing/o-que-e-marketing/

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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