Marketing de Conteúdo

Livros sobre Marketing de Conteúdo

Leitura de base para quem quer aprender mais sobre marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI – Rafael Rez

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O livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” foi lançado pela DVS Editora no RD Summit 2016. Escrito pelo empresário, professor e consultor Rafael Rez, o livro explica o que mudou no mundo empresarial com na era da internet.

O livro mostra como as empresas devem se adaptar às mudanças no comportamento de seus clientes, como o uso de smartphones, tablets e notebooks em todos os lugares mudaram as relações de consumo e como o consumidores decidem comprar, com exemplos e cases de mercado.

Este é um livro sobre o presente e o futuro do marketing. Ele tem começo, mas não tem fim. Ao terminar de ler a última página, você deve seguir adiante e escrever sua própria história, seja você um profissional de marketing, um empreendedor, um produtor de conteúdo ou diretor de alguma empresa.

Esta leitura pretende expandir sua mente, te ajudar a conectar os pontos, te mostrar como trabalhar como gente grande que está na vanguarda do mercado. Vamos falar sobre o marketing de conteúdo em todas as suas formas, cores e sabores. Planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais.

Há duas moedas muito caras no mundo de hoje: o Tempo e a Atenção. Ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo que tem a fazer. Conseguir que alguém preste atenção em você dentro deste contexto tem muito valor. Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo.

Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, a hora é agora! Este livro será o seu guia para o início da sua jornada neste mundo incrível e encantador. Você nunca mais verá o Marketing da mesma forma.

Baixe o primeiro capítulo do livro no site www.livromarketingdeconteudo.com.br

 

A cauda longaDo mercado de massa para o mercado nicho – Chris Anderson

Livro-A-Cauda-LongaChris Anderson escreveu um livro provando o que o mercado não queria enxergar: com a chegada da internet e o fim das barreiras geográficas, os interessados em algo que não fazia parte da procura da grande massa de pessoas podem se reunir e se tornar muitos – e comprar de qualquer lugar, sem barreiras de tamanhos de prateleiras em lojas. Com a diversidade trazida pela internet, um nicho de pessoas passou a representar milhões de consumidores em torno de um assunto específico, ou seja, passamos do mercado feito para as massas e blockbusters para o mercado segmentado.

“A Cauda Longa” explica esse fenômeno em detalhes, como ele vem evoluindo e como pode se transformar em oportunidade para quem queira trabalhar com nichos.

Leitura de base para quem quer entender as mudanças do mercado depois da internet e busca entrar nessa onda.  “A Cauda Longa” explica como as prateleiras físicas das lojas – limitadas com custos de estocagem – mudaram para as infinitas prateleiras digitais, que não precisam existir como estoque até que exista procura. Com essa mudança, faz muito mais sentido apostar em mercados de nichos do que somente nas apostas populares. A variedade de conteúdos e possibilidades ampliaram de tal forma as opções para os consumidores que permanecer oferecendo somente os produtos populares não é mais a melhor estratégia de mercado. É o fim do círculo vicioso das pessoas que só consomem o que é disponibilizado e os distribuidores só disponibilizam o que as pessoas consomem.

 

Managing Content Marketing – The Real World Guide for Creating Passionate Subscribers to Your Brand – Robert Rose and Joe Pulizzi

managingcontentmarketing“Managing Content Marketing” é um dos primeiros guias das estratégias de marketing de conteúdo, uma referência no assunto tanto pelos autores como pelo próprio conteúdo.

Este livro ensina como construir um business case com marketing de conteúdo, desenvolvendo uma estratégia para o seu negócio, contando uma história envolvente para seus clientes, nos canais adequados e com um fluxo de trabalho planejado.

Os autores mostram em detalhes como gerenciar o Marketing de Conteúdo dentro de sua organização, tanto para grandes como pequenas empresas, focado em desenvolver um processo de geração de conteúdo para fidelização de clientes.

Robert Rose e Joe Pulizzi, grandes nomes mundiais do marketing de conteúdo, apresentam nesse livro como desenvolver a estratégia de sua empresa, como contar histórias consistentes para apaixonar o seu público e medir os resultados, comunicando-se com o público interno. E principalmente, o livro responde como é possível desenvolver conteúdo que os clientes realmente queiram e como fazer isso se converter em maiores vendas.

 

Estratégia de Conteúdo para Web – Kristina Halvarson

livro-estrategia-conteudo-webO livro traz uma reunião de estratégias de marketing de conteúdo, aplicadas pela autora em sua empresa. Kristina Halvorson comanda a BrainTraffic, uma grande agência especializada em estratégia de conteúdo e web writing. Halvarson tornou-se uma referência na área e dialoga sobre o assunto em diversos eventos.

Em seu livro é possível encontrar um guia para atualizar o conteúdo de uma empresa na web, considerando as características da marca e o controle sobre a produção.

São dicas para lidar com prazos, orçamentos e problemas de conteúdo, escritas de uma forma prática para quem          quer adotar uma estratégia de trabalho com processos claros e regulares. O foco não é o conteúdo, mas uma visão geral do processo de elaboração de uma estratégia de conteúdo, como um passo a passo.

 

Clout – The Art and Science of Influential Web Content – Collen Jones

cloutCollen discute a importância do conteúdo como influenciador em ambientes virtuais. No livro, Collen aborda a questão da influência de opiniões voltada para o melhor desempenho das empresas, já que uma campanha publicitária não tem o mesmo potencial. Um conteúdo atraente e de qualidade tem mais poder de influenciar as pessoas, por isso o livro aponta como influenciar através de conteúdo, utilizando princípios da psicologia, além de planejamento de conteúdo através de esquemas e conceitos para avaliar se o conteúdo está fazendo a diferença no seu negócio.

Clout define que o bom conteúdo é fácil de encontrar e fácil de ler, com estilo e útil, ao mesmo tempo em que indica princípios de retórica e psicologia voltados para influenciar usuários, com exemplos e estudos de caso.

 

 

Content Rules – Ann Handley e C.C. Chapman

contentrulesOs autores desse livro mapearam estratégias para criação de blogs, vídeos, e-books, podcasts e outras formas de conteúdo com foco no crescimento dos negócios, inclusive com um checklist para quem está se planejando.

As plataformas de comunicação online (mídias sociais, sites) deram voz a organizações e clientes, então como se destacar e cultivar fãs nesse ambiente?

O sonho de toda marca é fazer com que consumidores se apaixonem por seus produtos. A proposta do livro vem nesse sentido, com estudos de casos de empresas que deram certo em suas estratégias online e com dicas sobre desenvolvimento de conteúdo.

A ideia é fazer a empresa aproveitar mídias sociais para distribuir conteúdo e comunicar sobre seu produto. Para os autores, a empresa deve encontrar uma voz autêntica para as redes e disseminar conteúdo compatível com as perspectivas dos compradores.

 

Get Content Get Customers: Turn Prospects into Buyers with Content Marketing – Joe Pulizzi e Newt Barret

getcontentgetcustomersO livro já vale a pena pelos autores. Joe Pulizzi foi quem patenteou o termo “Content Marketing”, sendo responsável por uma grande quantidade de informações sobre o assunto e pelo maior evento do tema. Newt Barret é presidente da Content Marketing Strategies, uma divisão da Voyager Media, que orienta empresas na busca de clientes através de práticas de marketing de conteúdo.

O livro é indicado para quem quer se aprofundar na ciência do marketing de conteúdo, principalmente para e-commerce e prega a arte do fazer acontecer, com conteúdo.É um dos principais guias de conteúdo, referência também por causa dos autores.

Os autores explicam como as regras do marketing mudaram com a chegada da internet e o que os clientes realmente desejam: um conteúdo de valor e que resolva algum problema, ou seja, totalmente centrado no usuário e não no produto.

Get Content Get Customers” explica como desenvolver conteúdo sem ser invasivo, com técnicas de como combinar o velho e o novo marketing, com formas inovadoras e úteis. Há dicas práticas, estudos de caso, histórias de sucesso, citações, etc. São ações para construir confiança entre os clientes, estimulando ações de compra. Fundamental para quem está buscando referências e está em busca da melhor abordagem para construir sua estratégia de conteúdo. Conheça o site oficial.

 

The Elements of Content Strategy – Erin Kissane 

theelementsofcontentstrategyErin Kissane é editora de revistas e  estrategista de conteúdo para empresas. Escreveu um livro prático sobre marketing de conteúdo, com exemplos e orientações para o trabalho diário.

Nesse livro você encontra um guia sucinto – o livro tem 100 páginas – sobre como marketing de conteúdo é feito e como você pode fazê-lo com qualidade.

São indicações práticas de como alcançar resultados com conteúdo, destinadas para chefes de marketing, estrategistas e produtores de conteúdo, resumidas em um livro didático que pode ser consumidor rapidamente.

A autora preencheu um blog com muitas informações, inclusive um capítulo online gratuito.

O livro faz parte de uma série de livros curtos sobre marketing publicados no mesmo formato, por autores diferentes. Vale a pena pesquisar.

 

Não me faça pensar – Steve Krug

Nao_me_Faca_PensarEste é um livro sobre usabilidade, sobre como o design, layout e projeto das páginas pode ajudar os usuários a encontrarem informações no seu site, ao invés de ficarem procurando arduamente por algo, afinal, estão a um clique de distância do concorrente.

Leitura indicada para quem pretende projetar ou melhorar seu site pensando na usabilidade e na experiência do usuário. O título já deixa clara a questão da usabilidade: não me faça pensar para poder usar o seu site. E é munição para a briga com chefes, gerentes e clientes que insistem em entupir os sites com floreios inúteis, como abas cheias de flash e nada de interatividade.

Segundo o livro, a navegação deve ser natural. O site deve conduzir o seu leitor para uma experiência autoexplicativa e intuitiva, em que uma pessoa pouco experiente consiga utilizar sem problemas. Assim não há perda de tempo e conversões melhores.

 

Content Strategy at Work– Real World Stories to Strengthen Every Interactive Project Margot Bloomsteim

Content_Strategy_At_WorkjpgEsse é um livro indicado para quem está buscando uma metodologia de como produzir conteúdo com a cara da sua empresa. Margot Bloomsteim faz indicações para empresas que estão buscando sua estratégia, com um processo que inclui cartões para ajudar o planejamento a definir as mensagens, tom do texto, textos e a concepção das ações.

Entre as dicas práticas, há ainda uma planilha de orientação e exemplos reais, com estúdios de casa. Há ainda um checklist de verificação de conteúdo para saber que conteúdo é preciso manter.

Especial para estratégia de conteúdo, como agrupar de forma qualitativa o trabalho de tantos profissionais – SEO, designer, redator, comercial – com uma abordagem multifacetada voltada para o conteúdo. O conjunto diversificado de exemplos reais e as estratégias propostas podem ajudar no planejamento para sua empresa.

O objetivo sempre é resultar em uma melhor experiência para o usuário, para além de canais de comunicação e campanhas. A estratégia de conteúdo vem para melhorar essa experiência e estabelecer relacionamentos, com um modelo de publicação sustentável.

 

The Science of Marketing – When to tweet, what to post, how to blog, and other proven strategies –  Dan Zarrella

science-of-marketingDan Zarrella analisa a forma como as empresas fazem marketing utilizando uma combinação de conceitos do marketing, estatísticas e até psicologia para entender por que e como as empresas devem adaptar seu marketing para estratégias de conteúdo.

O autor defende que as empresas devem utilizar táticas mais substanciais, com táticas comprovadas e com base em pesquisas, de forma a investir agressivamente em marketing, mas com embasamento.

O livro fornece dicas para um planejamento de conteúdo sólido em vários canais, com listas de que hora do dia e da semana são melhores para postagens no Twitter, por exemplo, além de como conseguir mais comentários, que horário disparar o e-mail marketing, etc.

São ferramentas para ajudar sua empresa na estratégia de ter um impacto mais forte com marketing digital, além de evitar aglomeração de conteúdo.

 

Content Marketing – Think Like a Publisher – How to use Content to Market Online and in Social Media –  Rebecca Lieb

contentmarketingRebecca Lieb parte nesse livro de um simples princípio: se você produz conteúdo, você é um editor. Seja um blog, perfil em rede social ou site de uma marca, você é um editor de conteúdo, então pode pensar como um, construindo uma estratégia de conteúdo digital que engloba palavras, imagens, vídeo e áudio para ampliar a conversão e estimular o envolvimento do consumidor.

A autora oferece para isso uma orientação detalhada sobre o planejamento do que você pode dizer no mundo online, como e em que canais, quantas vezes e como mensurar os resultados dessas ações. O livro contém dicas de como moldar as estratégias de marketing considerando SEO, branding, clientes, relações com a mídia e conteúdo.

Empresas que aprenderem a criar estratégias de conteúdo e pensarem como editoras poderão facilmente distribuir conteúdo interessante para seu público e conquistar resultados com marketing de conteúdo.

O livro classifica o conteúdo em três categorias básicas: entretenimento, informação e educação e utilidade, além de estudos de caso e ferramentas sobre como criar conteúdo direcionado.

 

Valuable Content Marketing – How to make quality content the key to your business success – Sonja Jefferson & Sharon Tanton

valuable-content-marketingjpegEste é um guia sobre como fazer conteúdo de valor e transformá-lo em uma estratégia de sucesso para sua empresa, fazendo com que os clientes venham até você.

A ideia principal é como colocar um valioso conteúdo na estratégia de marketing da empresa voltado para o sucesso do negócio. É escrito para as pessoas que estão nesse momento tocando suas estratégias em empresas e precisam imediatamente implantar ações de qualidade em marketing de conteúdo em seus planejamentos.

O livro traz um checklist para conteúdo do site, perguntas para guiar o seu planejamento e orientações sobre como produzir.

Os autores mostram como gerar vendas através de conteúdo e como distribuí-lo em diferentes plataformas, centrado no tipo de informação que o cliente realmente quer, indo além da produção de conteúdo que enche os olhos para o conteúdo de valor real.

 

100 Frases para Aprender Marketing de Conteúdo – Alex Moraes e Rafael Rez

Por último, tomamos a liberdade de sugerir dois e-books gratuitos:

ebook 100 frases para aprender Marketing de Conteudo
100 Frases para aprender Marketing de Conteúdo – e-book gratuito escrito pelos criadores deste site.

A inspiração que você precisa antes da jornada que irá revolucionar a sua forma de pensar sobre marketing, e a forma da sua empresa fazer marketing!

 

 

 

 

 

ebook Manifesto: A Revolução do Conteúdo
Manifesto: A Revolução do Conteúdo – Primeiro e-book publicado pelo Alex e pelo Rafael, já tem mais de 10.000 downloads.

Revoluções mudam coisas. Mudam mundos. Também mudam para voltar a essência. No e-book “Manifesto – A Revolução do Conteúdo”, temos exatamente esse cenário. A necessidade urgente de produzirmos materiais para pessoas. SIM! Pessoas bem resolvidas, que sabem o que querem ou que ainda tem dúvidas do que vai comprar e querem saber mais sobre o seu produto/serviço. Ou também para aquelas que não fazem ideia do que sua empresa/você faz. O material que você produz é para essas pessoas.

São 55 páginas de conteúdo!

 

 

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