Marketing de Conteúdo

Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

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Você tem um negócio e se lançou na internet porque sabe que é o canal da vez. Fez perfis nas redes sociais, desenvolveu um layout bacana para seu site ou blog, envia alguns e-mails marketing, investiu um pouco em Adwords ou Facebook Ads… Mas nada daquele resultado animador esperado? Bem, temos uma dúvida: você fez um planejamento de marketing digital? Se a resposta for não, você vai encontrar aqui a chave para destravar a passagem para o universo online.

Deixar de lado o planejamento ainda é um erro bastante comum nas empresas. Tudo parece tão simples e fácil, né? Mas não é! Ao decidir fazer parte do ambiente digital, antes de qualquer ação, você deve seguir alguns passos básicos e elaborar um planejamento de marketing digital focado. Ao contrário, perderá tempo e, claro, dinheiro.

Acompanhe abaixo o que você deve fazer para estruturar um planejamento voltado para resultados.

Pesquisa

O planejamento de marketing digital é bem similar ao planejamento de marketing tradicional. Portanto, tudo começa com a definição do objetivo e análise estratégica.

– Objetivo: quais são suas metas? Há uma expressão muito usada no marketing: SMART, que quer dizer que os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e precisos no tempo.

– Cenário: como seus concorrentes estão se portanto e se comunicando no ambiente online? Qual o cenário do seu nicho na mídia digital? Faça um bom benchmarking para saber as forças e fraquezas da concorrência.

– Público-alvo: você realmente o conhece? Sabe como se comporta, quais são as preferências e onde está na web? Só assim você conseguirá desenvolver uma linguagem adequada.

Plano de ação

Essa é a parte do planejamento propriamente dito. Aqui você pode dar asas à imaginação já que as possibilidades no meio digital são inúmeras.

– Canais: como você sabe tudo e mais um pouco sobre seu público-alvo e até já desenvolveu uma persona (um personagem fictício que sintetize todas as características do público principal), é hora de escolher os canais para ativar a campanha: Facebook, Youtube, blogs de influenciadores, blog corporativo, e-mail, hotsite … Você pode escolher vários ou apenas um ou dois, tudo depende de onde está seu consumidor e qual destes meios terá a melhor entrega de conversão.

– Conteúdo: é o ponto mais importante de todo o planejamento de marketing digital. É por meio do conteúdo que você chamará a atenção do público, o ajudará a encontrar soluções, criará empatia e conquistará informações importantes para transformá-lo de um simples lead em um cliente. Além disso, vale ressaltar a necessidade de se adequar também às particularidades de cada canal. O Instagram, por exemplo, é uma rede social de imagens em que o uso de hashtags (#) é muito importante. Assim, nada de usá-lo para escrever textos longos, coloque apenas uma legenda, pois lá impera o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”.

– Cronograma: muito provavelmente você implantará uma série de planos de ação simultâneos para elevar o potencial de sua campanha online. Assim, é de extrema importância que faça um cronograma de modo a deixar claro a frequência, distribuição de material e sinergia entre eles.

– Monitoramento: defina quais serão os KPIs e métricas trabalhadas em cada um dos canais e, posteriormente, acompanhe o desempenho do funil de vendas.

Nesta segunda etapa é importante que você já tenha definido qual será o investimento aplicável ao marketing online para que o plano se sustente até o final.

Execução

Hora de colocar todo o processo “penoso”, mas fundamental, em prática. Tendo todo o embasamento da pesquisa e traçados os planos de ação, é só seguir o cronograma e acompanhar as ações bem de perto. Se algo não estiver no caminho certo para o alcance do objetivo, reveja e atualize.

Tenha certeza que a curto ou a médio prazo você conquistará seus objetivos e terá resultados que nem imaginava ter.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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