Marketing de Conteúdo

Como o conteúdo pode fidelizar clientes

Sabe aquela história de que confiança não se cria de um dia pro outro? É assim que funciona no mundo dos negócios também. Um potencial cliente precisa conhecer, e acreditar, que sua empresa vai solucionar os problemas dele antes de comprar seus produtos, ainda mais se o que vende não faz parte do dia a dia do varejo (de fácil acesso e mais palpável).

Mas, como fazer isso? Uma das maneiras mais efetivas é por meio do conteúdo. O processo não é fácil, tampouco rápido, requer planejamento estratégico e assertividade, mas vai agregar muito mais valor ao seu serviço.

Conhecimento

A primeira coisa que se deve pensar é o motivo de alguém procurar o que você vende e, mais do que isso, te escolher. Se um indivíduo está em busca de algo em seu nicho, quer dizer que precisa sanar alguma dificuldade ou otimizar alguma ação. E você pode ajudá-lo, certo? Dê ferramentas e conhecimento! Você, mais do que ninguém, tem total propriedade sobre o assunto.

Já é sabido que pessoas com mais educação e com mais consciência em determinado assunto tomam decisões mais acertadas. É assim que você deve pensar! Só com o aprendizado ele terá condições de saber qual a melhor decisão tomar, e ninguém melhor do que você para dar a ele a oportunidade de conhecer mais o segmento que atua, ajudá-lo a resolver os problemas por conta própria ou ensiná-lo a usar o produto.

Faça webinars e tutoriais de como manusear determinada mercadoria ou como funciona sua empresa, deixe um SAC online à disposição com respostas às principais dúvidas, desenvolva workshops e palestras sobre suas inovações, dê dicas para otimizar o tempo do cliente, produza materiais que mostrem resultados de clientes que compraram seus serviços. As opções são inúmeras.

É como o velho ditado popular diz: “Não dê o peixe, ensine a pescar”. O conteúdo que oferecer dará suporte às necessidades e você se tornará top of mind quando ele precisar contatar alguém para auxiliá-lo. E ainda, recomendará sua plataforma de conteúdo a outras pessoas, ampliando a visibilidade da sua empresa. Esta é a deixa para que você se torne uma fonte confiável.

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Confiança

Tem sido tão complicado achar veículos confiáveis atualmente. Vivemos bombardeados de informações e não sabemos para que lado correr e em quem acreditar. Por isso, a objetividade, a clareza e a linguagem adequada ao público-alvo são tão importantes na produção do conteúdo. Evite termos técnicos, crie títulos atraentes e tenha sempre como foco a solução de problemas.

Você deve estar onde ele está e deve falar a mesma língua para que a comunicação se concretize. Tudo isso lhe dará segurança, satisfação e ele passará a acreditar em você.

E é aqui que entramos na questão principal do post. Para alguém ser fiel, é preciso existir confiança, e para existir confiança, a pessoa precisa acreditar em você. Logo, também acreditará que sua empresa é confiável. Agora, ele está pronto para converter o interesse em negócios ou até aumentar o contrato atual com você, já que a estratégia de marketing de conteúdo parte da premissa de fidelização, seja antes ou depois da compra.

Outros benefícios

Economia de finanças: Ao contrário de outras mídias, uma plataforma própria de conteúdo permite que você reutilize o material por anos, atualizando e reinventado o conteúdo. Não há necessidade de competir por espaço em veículos em que as empresas com mais capital para investimento na comunicação sempre levam a melhor.

Economia de tempo: Ao permitir que o cliente acesse o conteúdo na hora que quiser e quando precisar, você criará uma relação de proximidade, mesmo que o seu atendimento não esteja ao telefone ou em uma reunião emergencial com ele. E essa facilidade cria ainda outra qualidade: segurança. Você estará presente nos momentos em que ele necessitar.


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