Marketing de Conteúdo

Como vender mais com marketing digital?

Vender mais, fidelizar clientes existentes, expandir resultados, atingir e atrair novos consumidores. Não importa o ramo, a área de atuação, o orçamento ou tempo de mercado: essas preocupações e variáveis estão cada vez mais presentes na rotina de muitas empresas, ainda mais nos dias atuais, com as especulações de crise e concorrência maciça.

Você quer vender mais?

Na hora de potencializar resultados, o Marketing Digital desponta como uma alternativa certeira, de alto impacto e abrangência, capaz de suprir as necessidades e lacunas presentes no cenário mercadológico.

E quem deseja vender mais ou consolidar resultados já existentes deve ficar atento a quatro etapas importantes, que podem fazer a diferença e conferir um diferencial competitivo para o negócio. São elas: integrar, executar, monitorar e aprimorar. Vamos entender um pouco melhor sobre cada um desses estágios.

Integrar: Do ponto de vista estratégico, o Marketing Digital não pode ser encarado como um elemento isolado dentro do contexto de uma empresa. Ele deve estar integrado a outros setores, ações e inputs do negócio. Esse alinhamento de expectativas e objetivos, feito de maneira panorâmica, pode render uma equipe mais afinada e resultados consistentes.

Executar: após conceber um plano de ações estratégicas acerca das metas a serem atingidas, pontos melhorados ou melhorados, entramos na fase de execução. É o momento de unir forças, habilidades, insights e a determinação da equipe, com uma visão integrada rumo aos resultados desejados.

Monitorar: Com o time da empresa alinhado, falando num mesmo tom; um bom plano de ações executado, surge o momento crucial de avaliar se a estratégia funcionou na prática. É chegado o momento de monitorar ações e mensurar resultados. E quando o retorno fica aquém do desejado, é preciso rever as etapas anteriores com um olhar crítico, minucioso e assertivo. Não tenha medo de redefinir posicionamentos estratégicos. Faz parte do jogo.

As vantagens do Marketing Digital

E já que falamos de medir o retorno dos investimentos, vale a pena ressaltar as facilidades do Marketing Digital, com ferramentas capazes de mensurar os resutados das campanhas através de métricas reais de desempenho. Tem para todos os gostos e bolsos, desde “facilitadores” gratuito, de baixo custo às modalidades de alto custo. Basta escolher o que mais se adequa a realidade do negócio.

A lógica é simples: alcançar impactos positivos para a empresa, numa ascensão coerente, com responsabilidade e maturidade para aumentar lucros, minimizar impactos e erros e ter um controle maior sobre todas as etapas do processo. O Marketing Digital tem um leque vasto de opções, capazes de equacionar essas questões.

Veja abaixo o que sua empresa deve considerar para vender mais:

4 estratégias para sua empresa vender mais com marketing digital

  1. SEO – Search Engine Optimization

*Melhora a visibilidade da marca e o tráfego de visitantes de forma orgânica.

*Aumento as taxas de conversão de maneira gradativamente e consistente.

*Alavanca a posição do site da empresa nas primeiras posições nas ferramentas de busca, como o Google, através de técnicas inteligentes e multidisciplinares.

  1. Mídias sociais ou Social Selling

Mídias Sociais são importantes para o fortalecimento de uma marca, para a comunicação com o cliente e também para apresentar novos produtos ou serviços para o consumidor.

Manter um bom trabalho de marketing em redes sociais é um excelente caminho para atrair novos clientes ou reter a carteira atual. Para isso, utilize postagens frequentes, pensadas e produzidas de acordo com as necessidades, anseios e dores do seu consumidor final. Vale a pena respeitar as particularidades, estilos de linguagem e posts de cada rede social, logo, identifique os diferentes perfis existentes em cada uma delas

  1. E-mail Marketing

Contrariando as especulações daqueles que consideram como uma ferramenta ultrapassada, o E-mail Marketing ainda é uma arma poderosa para a geração de leads e conversão de vendas.

É preciso cuidado e bom senso na hora de utilizar essa ferramenta. Muitas empresas pecam pela utilização incorreta do E-mail Marketing. Atenção especial para os mailings, para o conteúdo produzido em cada e-mail, na utilização de imagens e links, nas métricas de abertura e descadastro e o relacionamento contínuo com esse lead. Lembre-se: menos é sempre mais – não tenha medo de reduzir uma lista de contatos e disparar o e-mail Marketing apenas para clientes em potencial. Saiba segmentar listas de acordo com perfil, necessidade, interesse pelo produto e evolução no processo de compra.

  1. Geração de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos grandes pilares do Marketing Digital. E, como dizem por aí: “o conteúdo é rei”. Conteúdos bem elaborados aumentam a relevância de seu site para os buscadores e as chances de potenciais clientes encontrarem o site de sua empresa em pesquisas no Google.

O marketing de conteúdo vai muito além da venda. Ele cria necessidades, desejos e a certeza de que o produto ou serviço em questão são essenciais na vida daquele cliente. Através desta estratégia, a empresa consegue fidelizar e estreitar o relacionamento com os atuais consumidores da marca, além de abrir a possibilidade para que novas pessoas conheçam o seu negócio.

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Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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