O que é e porque investir em geração de leads

Conseguir clientes de nicho e torna-los fidelizados ao seu negócio é uma tarefa árdua. No entanto, existe uma técnica que pode facilitar esse processo para melhorar os resultados da empresa. Investir em geração de leads pode ser uma solução bastante eficiente para o seu site ou blog. Acompanhe!

O que são leads?

Independente do ramo de negócios que se tenha na internet, ele vai depender exclusivamente de um público para gerar lucros. Esse público pode ser definido e capturado através de landing pages bem desenvolvidas que os atrairão por meio de conteúdo. Se interessado no produto ou serviço dessa página, fazendo alguma ação como assinar newsletter, curtir a página no Facebook, baixar material para download, esse público, qualificado, agora se torna um lead.

Nem sempre um usuário capturado se tornará um lead rentável. Muitas vezes, eles querem somente a informação e mais nada. Porém, fará parte da lista de possíveis clientes qualificados e com o tempo e trabalho de marketing de conteúdo direcionado poderá vir a ser um verdadeiro negócio.

Porque investir em geração de leads

Quando se desenvolve um material ou conteúdo específico direcionado para um determinado segmento de mercado, são grandes as chances de aumentar a geração de tráfego no site. Considerando essa possibilidade, é necessário que se crie um landing page criativa e disponibilize algum atrativo gratuito mediante cadastro do usuário para a captação de leads, como ebooks, artigos especiais, vídeos, infográficos, qualquer formato de conteúdo com uma informação relevante para essas pessoas. Aqueles que se cadastrarem se tornarão leads qualificados, ou seja, um público realmente interessado no que você oferece.

Veja as principais vantagens em investir na geração de leads:

– Geração de tráfego específico: Quando se desenvolve uma campanha de marketing direcionada para a captação de leads, geralmente, um público muito selecionado deve ser atraído e consequentemente aumentar a geração de visitas no site. Agora, é preciso estar preparado para fazê-lo interagir de alguma forma.

– Formação de uma Lista de clientes selecionados: Com o desenvolvimento de uma landing page, o esforço será direcionado para a captura de tráfego. Nesse ponto, vale a criatividade para surpreender o usuário e convencê-lo a se inscrever, baixar seu material. Essa é uma grande oportunidade para reter esse público valioso que virá a ser o seu lead.

Criar relacionamento: você já desenhou o funil de vendas do seu negócio e agora é a hora de usar conteúdo para fazer a condução dos leads nas etapas desse funil. Resolver as dúvidas, mostrar cases de sucesso, diminuir a rejeição do produto através de conteúdos de qualidade e bem estruturados é o objetivo. Se você contratou um software de automação de marketing, esse caminho fica mais fácil. Dá para saber exatamente quem são seus leads, como fizeram contato com a marca, se são seguidores e muitas outras informações que ajudam a traçar esse caminho de vendas e não perder tempo com leads que não vão virar negócios.

– Campanhas mais bem mensuradas: Com todas as facilidades que uma lista de leads qualificados pode proporcionar, uma se torna bastante especial. A capacidade de mensuração das campanhas de e-mail marketing ou outro meio de comunicação se tornam muito mais eficientes e mostram resultados mais próximos da realidade. Isso permite reações otimizadas através de insights e feedbacks adquiridos para focar em soluções que o leve a mais importante função desse esforço: conversão em vendas.

– Aumento na taxa de conversão: Todas as vantagens descritas até aqui são para alcançar um objetivo claro. A conversão em vendas do seu produto ou serviço. É muito provável que com um planejamento de investimento em geração de leads a taxa de conversão de seu site ou blog ganhará maiores proporções e, quanto mais refinada for a estratégia, melhores serão os resultados obtidos.

De qualquer forma, investir em geração de leads cria ferramentas inteligentes para o desenvolvimento de um plano de marketing direcionado e focado em resultados ainda maiores.

10 Comentários

  1. Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo - Conferência Marketing de Conteúdo Responder

    […] de Conteúdo não acaba na geração de leads de qualidade. Apesar de se preocupar em conhecer e atender a estes leads, o Marketing de Conteúdo vai mais […]

  2. Vender mais com apresentações de marketing digital : trakto.io Responder

    […] que você possa criar uma apresentação, voltada para vendas, que irá atrair bons clientes e leads de […]

  3. O que é Inbound Marketing ? | Solo Digital Responder

    […] de Conteúdo não acaba na geração de leads de qualidade. Apesar de se preocupar em conhecer e atender a estes leads, o Marketing de Conteúdo vai mais […]

  4. Marketing de Conteúdo na Prática: vídeos convertem mais leads | Palestrante Guilherme Machado Responder

    […] como uma ferramenta de conversão O quanto o uso de vídeos funciona nas conversões? Sejam elas leads, downloads de ebooks ou vendas (principalmente), segundo os entrevistados, 71% respondeu que vídeo […]

  5. Como vender mais com marketing digital? | Define Tecnologia e Marketing Responder

    […] mais, fidelizar clientes existentes, expandir resultados, atingir e atrair novos consumidores. Não importa o ramo, a área de atuação, o orçamento ou tempo de mercado: essas preocupações […]

  6. Muna Responder

    I like the sectioning of the video. Our coesumnr culture doesn’t have the attention span for a 4+ minute video and the blending in of the logo makes it appear short and sweet. Well done.

  7. Por que produzir conteúdo é tão importante? | Marketing de Conteúdo Responder

    […] Um bom conteúdo de um site ou blog deve ter um caráter educativo e resolver um problema do usuário. Dessa forma o site ganha a confiança de um visitante para voltar e se tornar um lead de qualidade para o negócio. […]

  8. Como Vender Mais Com o Marketing Digital – Dionathan Machado Responder

    […] mais, fidelizar clientes existentes, expandir resultados, atingir e atrair novos consumidores. Não importa o ramo, a área de atuação, o orçamento ou tempo de mercado: essas preocupações […]

  9. O que é Marketing de Relacionamento? | Marketing de Conteúdo Responder

    […] que haja uma mensagem direta para a venda. Esse processe de persuasão gera um aumento na base de leads, que, consequentemente, poderão vir a experimentar o produto ou serviço […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *