Marketing de Conteúdo

Mensurando marketing de conteúdo muito além de likes e pageviews

Resultados mensuráveis e demonstráveis são os exemplos associados aos departamentos de marketing, mas a pergunta é: como você vai informar sobre o seu desempenho em estratégias de conteúdo de uma forma significativa desde o início?

É importante saber se as pessoas estão comentando seu conteúdo, se eles estão revendo ou classificando. As pessoas estão compartilhando o seu conteúdo e criando um efeito viral? Isso, então, alimenta o impacto da marca. Como muitas vezes as pessoas estão mencionando seus produtos, marca ou empresa, o que é o sentimento de marca on-line? O que está sendo dito sobre seus concorrentes e como isso se relaciona com a sua marca?

As principais redes sociais têm ferramentas de análise.  Facebook Insights mostra o desempenho  dos posts, o Twitter Analytics decompõe as taxas de engajamento. Outras ferramentas fornecem métricas completas sobre outras redes sociais e posts.

Isso permite que você possa ver qual o conteúdo mais atraente e atualize sua estratégia.

Porque cliques, taxas de abertura, page views,  compartilhamentos e assim por diante são todos simples de medir e muito fáceis de ser captados.  Estas têm o seu lugar, mas é em níveis de engajamento de vendas que você deve estar focado – em suma, um bom ROI.

Leads e vendas são os resultados que mostram o benefício do negócio real e fazem a estratégia sustentável.

Obter estes números é naturalmente mais difícil, mas se você configurar suas métricas para buscar, você terá uma imagem mais significativa a longo prazo através de ligações de abastecimento de conteúdo e conversões de rastreamento. Google Analytics vai ajudar você a entender o tráfego, mas para medir ROI então você precisa tirar esse tráfego em um programa de CRM. Isso só vale a pena se for uma grande empresa, com um grande volume de dados para serem coletados, menções à marca e campanhas específicas.

A melhor maneira de conseguir isso é empregar a captura de dados para converter o tráfego em clientes. Se você acha que o tráfego atraído para o seu conteúdo  veio como leads, através de conteúdo atraente, em seguida, estimule esses leads que você tem a fornecer mais informações sobre si mesmos, de modo que você pode começar a conhecer seu comportamento em muito mais detalhes e convertê-los em clientes .

Agora você pode ver quantas compras seu marketing de conteúdo tem conduzido, o valor médio de venda, o ROI médio por consumidor de conteúdo, a taxa de conversão e assim por diante. Você também pode começar a tomar algumas decisões informadas sobre quando entrar em contato com esses clientes, o que conversar com eles sobre o seu valor e potencial.

No caso de uma pequena empresa e na inexistência de orçamento, isso pode ser feito de forma muito mais manual, analisando o sentimento das pessoas em comentários, usando Google Alerts, entre outras coisas. Não será completo como um programa, mas será suficiente para dar suporte às estratégias de conteúdo enquanto a marca estiver crescendo.

Lembre-se sempre que a sua estratégia de conteúdo precisa trabalhar de mãos dadas com a sua estratégia de brand e de marketing em geral. Nada existe isoladamente e sua estratégia de conteúdo deve estar trabalhando para trazê-lo mais perto de seu posicionamento, o cliente enxerga uma empresa só.

Artigo adaptado daqui.


Receba nosso melhor conteúdo no seu e-mail! | Inscreva-se:

x

Conheça os segredos para elevar as conversões das suas vendas!

Não, eu não quero mais vendas