Marketing de Conteúdo

Quem são os influenciadores do seu público-alvo?

Influenciadores sempre existiram e continuam sendo muito importantes na era da internet. São pessoas com muitos seguidores, vistas e respeitadas pelas mesmas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. São consultadas e observadas em seu segmento e acaba sendo porta voz das novidades e polêmicas do meio.

Para qualquer marca é fundamental conquistar a simpatia dessas pessoas. Existem alguns perfis possíveis, como:

– celebridades

– analista

– ativista

– expert

– agitador

Eles estão nos blogs e nas redes sociais emitindo seu posicionamento sobre pessoas e marcas. Manter contato com eles é bom tanto para saber as últimas da área como para aumentar a influência da marca, obviamente, sempre buscando um relacionamento que enriqueça as duas partes. Como a audiência é a mesma, é interessante acompanhar essa pessoa e estabelecer conversas, mesmo que no início haja um olhar de desconfiança por parte do influenciador.

É preciso avaliar qual a importância do influenciador no meio – se ele fala com muitas pessoas ou se fala com poucas mas é bastante respeitado, por exemplo – e qual o objetivo da marca no momento.

Identifique os influenciadores da marca, siga, troque referências, estabeleça conversas, mostre-se aberto, peça opinião, valorize seu ponto de vista. Com o apoio dessas pessoas – ou no princípio, somente o relacionamento – fica mais fácil disseminar conteúdos da empresa.

 

Como encontrar os líderes do seu segmento?

 

Às vezes você já conhece alguns e pessoalmente busca manter relacionamento com profissionais de destaque no meio, não se esqueça deles. Mas busque os influenciadores presentes nas mídias sociais no intuito de disseminar seus conteúdos.

Use as métricas de influência social e as ferramentas de mídias sociais. Atenção: a maioria tem versões gratuitas.

Klout

Bastante conhecida, essa ferramenta já teve mais importância, mas continua sendo uma fonte útil para identificar influenciadores. O Klout mede cerca de 400 métricas em redes sociais e dá pontuações para as pessoas, de 0 a 100 e inclui a influência em blogs.

Kred

Essa ferramenta também mede influenciadores da indústria e mede o alcance dos influenciadores, fornecendo os dados sobre quantas vezes os influenciadores interagiram com outros perfis. Influenciadores que mais interagem, compartilham e retweetam tem mais chances de receberem positivamente sua empresa.

Twitter Analytics

Use o Analytics para começar. Veja mais detalhes nesse post. Depois siga as hashtags com as palavras relevantes da sua indústria e como as pessoas estão usando.

WeFollow

A partir da palavra de interesse, a ferramenta traz os perfis do Twitter mais engajados com o assunto, ótima ferramenta para buscar quem seguir para saber mais e para influenciadores.

Twitalyzer

Serve para analisar os perfis, inclusive o seu. Fornece números de seguidores, classificação no Klout, principais tópicos comentados, etc.

Twtrland

Monitora a marca, os perfis influentes e os assuntos mais comentados que tem a ver com o univero da marca.

FollowerWonk

Boa também para buscar perfis de acordo com a palavra procurada. Lista os perfis, interações, números de seguidores, etc.

Topsy

Para monitoramento de palavras e menções em redes sociais, com filtros como “top users”, “top keywords” e “top hashtags”. Monitora também o Google + e disponibiliza quanto tempo faz que o usuário fez a menção. É considerada uma das melhores ferramentas e tem acesso ao banco de dados completo do Twitter, possibilitando uma investigação sólida nessa rede.

 

Obviamente existem mais ferramentas e algumas específicas para cada tipo de rede social ou blogs, uma pequena busca na internet pode resultar em várias delas.

Independente disso, busque pelo assunto da sua marca na rede, encontre pessoas, verifique suas contas sociais, busque nos grupos do G+ e Facebook, além do LinkedIn.


Receba nosso melhor conteúdo no seu e-mail! | Inscreva-se:

x

Webinário exclusivo sobre Marketing Digital

Como criar uma Estratégia de Marketing Digital na prática